O papel ‘Arquiteto de Software’ tornou-se uma necessidade durante o desenvolvimento de software.
As principais responsabilidades desse novo profissional são:
- Limitar as escolhas durante o desenvolvimento em
- escolher um padrão para a maneira de desenvolver aplicações
- definir/criar um framework para ser usado na aplicação
- Indicar pontos potenciais de reutilização na organização ou dentro da aplicação em
- enxergar de maneira mais abrangente
- adotar um design de componentização
- ter contato e conhecimento com outras aplicações na organização.
Essas novas responsabilidades foram atribuídas aos arquitetos de software que incluem:
- Durante o Design, quebrar a complexidade do desenvolvimento de aplicações em pedaços menores e melhores gerenciáveis.
- Entender as funções de cada componete
- Entender as interações e dependências entre os componentes de software
- Comunicar esses pontos com os desenvolvedores
O papel de um Arquiteto de SoftwareSegundo as definições obtidas no guia navegação do RUP, processo de desenvolvimento criado pela Ration Software Corporation, o papel de um arquiteto de software é liderar e coordenar as atividades e os artefatos técnicos no decorrer do projeto. O arquiteto de software estabelece a estrutura geral de cada visão de arquitetura: a decomposição da visão, o agrupamento dos elementos e as interfaces entre esses principais agrupamentos. Portanto, comparado aos outros papéis, a visão do arquiteto de software é ampla, e não detalhada.
Em resumo, o arquiteto de software deve ter grande conhecimento geral, possuir maturidade, visão e profunda experiência que permita identificar problemas rapidamente e dar opiniões sensatas e criteriosas na falta de informações completas (RUP, 2007).
Pensamento estratégico
Arquitetos tem o foco de resolver problemas relacionados ao negócio da empresa com uma visão estratégica. Por exemplo, decisões são tomadas visando a maneira de como elas irão proporcionar à empresa, ou um software, um crescimento sustentável e performance a longo prazo. Grande atenção é dada para criar e apontar oportunidades de reutilização.
Em decorrência do foco estratégico, as decisões que um arquiteto irá tomar muitas vezes vai se diferenciar das decisões dos desenvolvedores e gerentes de projetos. Em muitos casos, arquitetos irão agir como se os gestores de negócio agiriam caso tivessem conhecimentos técnicos. Enquanto um desenvolvedor está trabalhando com o foco em criar componentes de software, não necessariamente enxergando como esses componentes interagem entre si, o arquiteto de software abstrai e define a interação entre os componentes.
Design
O arquiteto faz várias escolhas de design .Além disso, o arquiteto deve ditar os vários tipos de padrões, incluindo padrões de código, ferramentas e plataformas. A razão para essas medidas é mais para ajudar a atingir o objetivo estratégico do que arbitrariamente restringir as escolhas feitas pelos desenvolvedores.
Comunicação
O aspecto final está ligado a comunicação, em um primeiro momento para entender as necessidades de negócio, e em seguida para comunicar a sua própria visão arquitetural.
Salário (R$) | ||
Júnior | Pleno | Sênior |
3.000,00 | 4.200,00 | 5.500,00 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário